AGÊNCIAS DOS CORREIOS NÃO IRÃO ABRIR MAIS AOS SÁBADOS DIZ PRESIDENTE DOS CORREIOS
A
partir do próximo sábado (19), a maioria das agências dos Correios não vai mais
abrir aos sábados. A medida é uma forma de reduzir os gastos da empresa e
tentar chegar ao fim do ano com o orçamento em dia. Apenas as agências com
grande movimentação, como em aeroportos e rodoviárias, continuarão abertas aos
sábados.
“Queremos
fazer um ajuste financeiro para, que ao final deste ano, os Correios não tenham
deficit como no ano passado”, explicou o presidente dos Correios, Giovanni
Queiroz. O balanço de 2015 da empresa ainda não foi concluído, mas no final do
ano passado, Queiroz estimava que o deficit da estatal chegaria a R$ 2 bilhões.
O presidente dos Correios, Giovanni Queiroz, diz que até o fim do ano, a empresa espera economizar R$ 1,6 bilhão com ações de redução de despesas.
Segundo
o presidente, muitas agências são deficitárias e com baixo fluxo de clientes
aos sábados, como a de Teófilo Otoni (MG), onde a receita média aos sábados é
R$ 416 e a despesa para abrir é R$ 6,6 mil. “Não há nada que justifique estar
aberta ao sábado”, diz. A medida não vale para as agências franqueadas dos Correios,
só para as agências próprias. Atualmente, os Correios têm 6.471 agências
próprias e 1.011 franqueadas.
Redução
de despesas
Até
o fim do ano, a empresa espera economizar R$ 1,6 bilhão com diversas ações de
redução de despesas. Os Correios estudam a possibilidade de fundir agências que
estejam próximas, realocando os funcionários e fechando as que dão prejuízo.
Ainda neste mês, um projeto-piloto deve começar a funcionar no Distrito Federal
e depois pode ser levado para outras cidades do país.
Queiroz
deu o exemplo de sua cidade natal, Redenção (PA), onde atualmente há duas
agências dos Correios, mas uma delas é pequena e deficitária. “Tem uma agência
maior, em que faltam funcionários, e tem muito mais condições, fica a 800
metros da outra. Não faz sentido manter essa outra, porque tem um custo muito
alto”, diz. Ele garante que nenhum município ficará sem pelo menos uma agência
dos Correios.
Correios1O
presidente fez uma recomendação para que todas as agências reduzam o pagamento
de horas extras e o trabalho noturno dos funcionários. No ano passado, a
empresa pagou R$ 720 milhões com hora extra. “Em nenhuma circunstância vamos
prejudicar o serviço, vamos fazer um ajuste de gestão”, garante.
O
corte pela metade dos gastos com publicidade e patrocínio, que no ano passado
significou R$ 380 milhões, também é objetivo dos Correios para economizar.
Outras medidas administrativas, como revisão de contratos de aluguel, redução
do uso de carros, telefone, viagens e diárias serão adotadas. Também será feita
uma auditoria na folha de pagamento para detectar pagamentos irregulares de
benefícios.
Aumento
de arrecadação
Para
aumentar as receitas, os Correios vão começar a prestar os serviços de
telefonia móvel virtual, chamada de MVNO (Mobile Virtual Network Operator). A
concorrência para escolher a operadora de celular que irá fazer a parceria com
os Correios para vender o chip com a marca da empresa será feita nesta semana.
Com o serviço, a empresa pretende arrecadar R$ 282 milhões nos cinco anos de
contrato.
Outra
medida para aumentar a arrecadação dos Correios será a ampliação do número de
agências que oferecem a venda de consórcios, como de veículos e imóveis, de 190
para 3,2 mil até o fim do ano. A estatal também vai investir no setor de
logística e já iniciou a negociação para ser o operador logístico oficial de
todos os setores do governo federal, como já faz com a distribuição de livros
didáticos e de medicamentos.
FONTE:
Agência Brasil
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