FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

quarta-feira, 30 de março de 2016

EM ABRIL CONTAS DE LUZ TERÃO BANDEIRA VERDE




A bandeira tarifária das contas de energia elétrica será verde a partir do dia 1º de abril e não haverá nenhum acréscimo de valor para consumidores. A bandeira que vai vigorar no próximo mês foi decidida em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira, 29.


Segundo o órgão, três fatores principais contribuíram para a bandeira verde: a evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas; o aumento de energia disponível com redução de demanda; e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.
Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha. Em março, passou para amarela. O aumento de chuva neste ano, que melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas, aliado à redução da demanda e à inclusão de novas usinas no sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses.
A cor da bandeira indica se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. “Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente”, informa a Aneel.


Segundo a agência, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, sem acréscimo no reajuste tarifário anual das distribuidoras.

FONTE: Josenias Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte