FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

terça-feira, 5 de abril de 2016

WHATSAPP GANHA CRIPTOGRAFIA DE PONTA-A-PONTA 




O WhatsApp acabou de se tornar mais seguro do que nunca. Agora a última versão do aplicativo, que começou a ser distribuída hoje (5) recebeu o recurso de criptografia de ponta-a-ponta para suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, documentos, ligações e mensagens em grupos, recurso que foi desenvolvido em parceria com a Open Whisper Systems.


Isso significa que agora, nem o WhatsApp tem acesso às suas mensagens. Diferente da criptografia tradicional, a criptografia de ponta-a-ponta lhe garante que somente você e a pessoa com que você está trocando mensagens podem ler o que é enviado e recebido, e ninguém mais.
Para que isso aconteça às mensagens são criptografadas com um cadeado único, e somente você e a outra pessoa, possuem uma chave especial para abrir e ler a mensagem. Cada mensagem (seja individual ou para grupos), foto, vídeo, mensagem de voz, documento ou ligação é criptografada com um cadeado e chave únicos.
Para você que ainda não entendeu nada, funciona assim: Você escreve uma mensagem no seu WhatsApp, um “Olar“, por exemplo, e clica em enviar. Nesse momento sua mensagem será embaralhada com uso de uma chave (uma sequência alfanumérica), e se tornará um código incompreensível, tipo assim: “1ßø0%”.
No meio do caminho, a mensagem estará codificada, então ela pode até ser salva, mas só será decifrada com a chave.


Ao chegar ao destino, à mensagem será desembaralhada pela chave da pessoa que a recebeu, e deixará de ser “1ßø0%” e voltará a ser “Olar“. É como um jogo de embaralhar palavras. Quer saber mais sobre o assunto? Assista o filme “O Jogo da Imitação” (2014).
E não é necessário ativar nada no aplicativo, a novidade é gratuita e está liberada para quem possui a última versão do aplicativo instalado. Por enquanto, a novidade está presente apenas no Android.

WhatsApp com criptografia trará menos dor de cabeça com a justiça

Para a equipe de desenvolvimento do serviço, “segurança e privacidade estão no DNA do aplicativo“, e “desde o primeiro momento, ele foi desenvolvido para ajudar os usuários a manterem contato com seus amigos, compartilhar informações vitais, e muitos dos momentos mais pessoais de nossas vidas são compartilhados por lá“. Por isso a criptografia foi implementada.
Também podemos citar os recentes casos envolvendo a justiça brasileira, que determinou a quebra de sigilo de conversas de pessoas investigadas pela polícia, que foram descumpridas, acarretando na suspensão do serviço por aqui. Agora o WhatsApp não tem nenhum tipo de acesso às mensagens e escapará ileso de qualquer pedido de quebra de sigilo e acesso à mensagens.

FONTE: NoMinuto.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte