FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

PROJETO "DE OLHO NA CÂMARA" MOSTROU RESULTADO DE PESQUISA E ESTATÍSTICAS EM FELIPE GUERRA  




Os alunos do nono ano (9ºA) do turno matutino da Escola Estadual Antonio Francisco estiveram na sede do COMDICA, nessa manhã de sexta-feira (09 de setembro de 2016), sob a orientação do professor Elias B. de Góis, exibindo os resultados de uma pesquisa documental e estatística feita com a população e também na câmara municipal, com os agentes políticos. A esse projeto, deu-se o nome de “De olho na câmara”. O evento contou com a presença de diversos cidadãos, das mais variadas esferas.


O objetivo principal era verificar o desempenho dos vereadores ao longo dos últimos anos, leia-se, de janeiro de 2013 a junho de 2016. Além disso, analisar também o quanto eles compreendem de suas funções e de seu exercício. Acrescente-se a isso, uma pesquisa documental que revelou o desempenho quantitativo dos vereadores, ou seja, quantos requerimentos, indicações e projetos de lei cada um criou, elaborou ou enviou à casa e/ou ao executivo. 

Foto publico na apresentação/Foto Foco Noticia

Por fim, uma pesquisa popular, mostrando o quanto os felipenses compreendem do poder legislativo, desde as funções dos vereadores, até os critérios que as pessoas elaboram para escolherem seus representantes, como também, a avaliação popular sobre o trabalho da câmara municipal.
Espera-se que esse projeto tenha contribuído para ampliar a visão dos eleitores sobre a importância do legislativo e de, também, serem seletivos na escolha de seus representantes.
Logo abaixo, segue-se em anexo, o documento em formato de ‘powerpoint’ que dispõe dos dados apresentados no evento, e que agora, ficam acessíveis à população que demonstrar interesse.

NOTAS DE ESCLARECIMENTO DOS ORGANIZADORES

1- Consternado com a suposta ausência de dados, no tocante ao número de projetos de lei criados pela vereadora Joedna Canela, o ex-vereador e pai da referida, procurou a organização do projeto para questionar os dados. Na verificação feita na câmara, pôde-se constatar por meio de testemunho dos funcionários do espaço público que há realmente dois projetos de autoria de Joedna Canela que não constavam na lista de documentos entregue aos pesquisadores pelos funcionários da câmara. Portanto, para fazer justiça, esclarecemos nesse espaço que deve ser acrescentado o número de dois (2) projetos de lei à lista do trabalho da então vereadora. Sendo eles: O dia da mulher felipense e a semana do evangélico. No entanto, nenhum documento oficial nos foi entregue ou apresentado até o presente momento para a comprovação burocrática dos fatos.

2- Também nos foi pedido que esclarecêssemos que há uma grande lacuna de tempo entre os demais vereadores e o vereador Luiz Agnaldo, que diferentemente dos outros, só assumiu a cadeira em abril desse ano, sendo avaliado apenas por três (3) meses nessa pesquisa, o que obviamente, explicaria o aparente baixo rendimento se contraposto aos demais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte