FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

COSERN ENCERRA EDIÇÃO 2016 DO PROJETO "ENERGIA QUE TRANSFORMA" E ANUNCIA FESTIVAL "TÔ LIGADO NA ENERGIA" NO RN 2017




A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, promoveu na noite desta quinta-feira (1), no auditório da Fiern, em Natal, a cerimônia de encerramento do projeto “Energia que Transforma”, uma iniciativa feita em parceria com a WWF Brasil ("Fundo Mundial para a Natureza") que capacitou 118 professores de 69 escolas públicas e particulares de Natal, Mossoró e Caicó para a difusão dos conceitos de segurança e consumo consciente de energia elétrica entre seus alunos.


Estiveram presentes ao evento o Diretor-Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, o Gestor de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, Julio Machado, a Gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade, Karine Severo, o representante da WWF Brasil, André Nahur, o Superintendente de Relações Institucionais da Fiern, Hélder Maranhão, Carla Wilza Souza Maitelli, Vice Diretora do Centro de Tecnologia da UFRN, e colaboradores da Cosern.


Na primeira parte da solenidade, os professores assistiram a palestra motivacional “Vai Lá e Faz”, de Guilherme Piletti, da Perestroika, instituição de cunho educativo e de sustentabilidade, do Rio de Janeiro. Guilherme falou sobre a importância dos mestres e alunos saírem da rotina do currículo escolar e explorar as diversas possibilidades que ferramentas como a internet oferecem no ensino e aprendizagem.


Em seguida, o Gestor de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, Julio Machado, fez uma apresentação do projeto e anunciou que a partir de 2017 o Rio Grande do Norte também vai receber o Festival “Tô Ligado na Energia”, iniciativa que o Grupo já desenvolve nas escolas da Bahia e Pernambuco. “Trata-se de uma grande gincana que envolve toda as escolas e também as famílias dos alunos com o objetivo maior de disseminar conceitos do uso consciente de energia elétrica”.


O Diretor-Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, fez a entrega oficial do livro com o relato das experiências do projeto “Energia que Transforma”, lançado ontem durante o evento,  ao estudante Renan Gabriel Cavalcanti, da Escola Municipal Professor Raimundo Guerra, de Caicó. “É uma alegria muito grande para nós estarmos aqui, encerrando esse evento tão bonito e que amplia o conhecimento de todos na área de eficiência energética, com metodologia que usa processos criativos para provocar transformação social”.
Ao final, a professora Andrea Dantas de Medeiros, da Escola Municipal Professora Raimundo Guerra, de Caicó, falou em nome de todos os presentes. “Muito obrigado à Cosern e ao Grupo Neoenergia por nos proporcionar essa experiência maravilhosa de formação continuada que foi esse projeto que eu já saí espalhando entre todos os meus colegas como forma de incentivo para participarem em 2017”.
Sobre o Energia que Transforma
Desde 2013, já foram treinados 1.984 professores e cerca de 119.040 alunos no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, estados onde o Grupo Neoenergia está presente. Em 2016, foram 633 professores treinados (303 professores na Bahia; 212 em Pernambuco e 118 no Rio Grande do Norte) em 445 escolas (202 na Bahia; 154 em Pernambuco e 69 no Rio Grande do Norte).
“Em 2016 alcançamos, nas três praças, aproximadamente 38 mil alunos”, explica Ana Christina Romano Mascarenhas, Gerente  de Eficiência Energética da Neoenergia. “Essa formação tem como objetivo formar o professor para que ele seja o vetor de comunicação com os alunos. Não só o tema do uso racional e seguro da energia é ensinado, como também são transmitidas técnicas e metodologias de abordagem para serem usadas em sala de aula”, diz Ana Christina.
Ao final do curso, os professores são estimulados a disseminar os conhecimentos com seus alunos que fazem trabalhos de pesquisa utilizando as técnicas e conhecimento da temática do uso seguro e eficiente da energia. Os melhores trabalhos, escolhidos por um time formado por pedagogos e técnicos, são publicados em livro.

FONTE: Cosern / Divulgação Fotos: Maurício Cuca



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte